quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Menstruação no pós-parto: mitos e verdades

Bom meninas, uma coisa que nunca ninguem me falou sobre a menstruação, eu estou falhando , pois desdo dia que eu retirei os pontos da cesaria não voltei ao Dr. =/ , mas estamos nos cuidando 2° filho não dá certo rsrsrs... bom vamos lá para mais informaçoes sobre o assunto para os papo entre mamaes.....


A hemorragia que ocorre após o parto é menstruação - Falso.

No pós-parto o sangue é expelido pelo útero e não pelo endométrio, como ocorre na menstruação. A hemorragia é consequência da involução do útero.

"A retirada da placenta e das membranas do saco gestacional deixa expostos os vasos, antes responsáveis pela oxigenação e nutrição do feto. Por isso ocorre a hemorragia" completa o ginecologista Cláudio Emílio.
A essa substância sanguinolenta dá-se o nome de lóquios.

É normal sangrar muito no pós-parto - Verdadeiro

"Nos primeiros dias o fluxo é maior que o da menstruação. Mas deve diminuir e clarear com o passar dos dias, nunca aumentar" explica o ginecologista e obstetra Gabriel de Souza Pinto.

Em casos de mioma e gravidez múltipla ou de gémeos, a hemorragia é maior, porque o útero demora mais para voltar ao tamanho normal.
"Ferimentos na vagina ou no colo do útero e alteração de coagulação do sangue também causam um escape maior de sangue."

Outro problema que faz aumentar o fluxo de sangue é a atonia, ou seja, a flacidez do útero (que é um músculo) quando não consegue contrair-se. Se a hemorragia for excessiva, acompanhada de febre e mal-estar, procure o médico.

O tipo de parto influencia o volume da hemorragia - Depende

Após o parto, normal ou de cesariana, a hemorragia será a mesma, a não ser que haja complicações. Já no momento do nascimento, é diferente: na cesariana, o fluxo é maior por se tratar de uma cirurgia.

"A mulher pode perder 1 litro de sangue durante este procedimento, enquanto num parto vaginal a perda é de 500 ml."
Devo ter perdido bastante sangue por conta da cesaria, aii rsrsrs


As cólicas são comuns nesta fase - Verdadeiro

Logo após o parto, é possível sentir contracções na região central e baixa da barriga. Isto porque o útero se contrai naturalmente para prevenir a hemorragia e voltar ao tamanho pré-gestacional.

"Ele involui para voltar ao normal e a amamentação também facilita a contracção" diz Cláudio Bonduki.
Não senti colica nenhuma

A hemorragia dura 40 dias - Depende

A secreção genital geralmente é expelida de 30 a 45 dias, variando de uma mulher para outra. No início, apresenta coloração vermelha, intensa e vai clareando aos poucos, ficando rosada e depois amarelada, até se tornar transparente. 
O meu durou aproximadamente 10 dias somente


Mau cheiro é sinal de infecção - Verdadeiro

Como o sangue é metabolizado, terá um leve odor que nunca deverá ser fétido. Se o cheiro for forte e desagradável, acompanhado de outro sintoma, como febre ou dores abdominais...
Não sei,nunca peguei 

Ficar em repouso reduz a hemorragia - Falso

A hemorragia não depende de ficar parada ou movimentar-se. Só é recomendável o repouso para quem teve alguma complicação durante ou após o parto.

"Da mesma forma, os exercícios físicos não provocam hemorragia para além do normal" comenta o ginecologista Cláudio Bonduki.
Eu não fiquei de repouso só 6h rsrsrs

Não devem ser usados tampões no pós-parto - Verdadeiro

Quando a menstruação voltar ao normal, evite os tampões para não correr risco de infecções.

"Como o útero está aberto, deixar sangue retido por muito tempo propicia o aparecimento de problemas" alerta Gabriel de Souza Pinto.

O melhor é usar pensos higiénicos, que devem ser trocados com frequência. Redobre os cuidados com a higiene íntima. Lave-se de cada vez que for à casa de banho.
??????

Enquanto estiver a amamentar, não há menstruação - Depende

Em geral a menstruação não ocorre nos primeiros quatro meses da amamentação - só deve voltar depois desse período e até ao sétimo mês. A frequência de aleitamento influencia neste processo.

"Se a mãe é um 'relógio' e amamenta a cada três horas (inclusive à noite), inibe a ovulação, pois estimula a proteína que impede a libertação do óvulo", explica Gabriel Lowndes.
"Sem o óvulo, não há menstruação. A ausência da menstruação, quando a mulher está a amamentar é comum. Isto ocorre porque o aleitamento está ligado ao sistema nervoso e à produção de hormonas."
"Uma das duas substâncias fabricadas pela hipófise para produzir o leite - a ocitocina - provoca também a contracção do útero, o que geralmente resulta em cólicas menstruais. A outra - a prolactina - faz a mulher não menstruar." 
Tomareeee rsrs 

E se não menstruar, não engravido - Depende

Alguns médicos afirmam que no período da amamentação as hipóteses de uma mulher engravidar são mínimas.

Outros especialistas aconselham as mães a fazer a amamentação à risca para não ter perigo nenhum de engravidar.

"Se o intervalo entre as mamadas for muito grande, entre 8 e 9 horas, as hipóteses de engravidar aumentam" alerta Gabriel Lowndes.

"Oito entre dez mulheres que amamentam não têm menstruação, o que não significa que não tenham ovulação" avisa José Bento de Souza.
Para não correr risco algum, mais vale adoptar um método contraceptivo. Os anticonceptivos à base de progesterona ajudam a bloquear a ovulação, mantêm o útero sem sangrar e são os mais indicados nessa fase. O preservativo é outra opção.

Não se pode lavar a cabeça enquanto houver hemorragia - Falso

Pelo contrário! A higiene é essencial, ainda mais porque a amamentação estimula a transpiração. Não só pode como deve lavar a cabeça enquanto está menstruada.

"Essa história vem do século XIX ou até antes, quando as mulheres ficavam muito cansadas, após um parto difícil em casa, e acabavam por cair na casa de banho e batiam com a cabeça. Sem falar do grande esfoço físico que era lavar aquelas imensas cabeleiras" comenta Ymayo.
Se fosse levar a serio isso minha quarentena ficaria sem lavar o cabelo rsrs

Fonte: http://www.geralforum.com/board/1734/325819/menstruacao-no-pos-parto-mitos-e-verdades.html




E ai com voces meninas como está??? Já vou fazer 4 meses amamentando e nada de mestruação, por ai como está??? 
É realmente verdade que amamentar não mestrua???

Devo confessar que isso me deixa feliz,  faz mais de um ano sem a dita cuja rsrsrsrsrsrrs


Beijos queridas

8 comentários:

  1. Eu tive sangramento 38 dias não aguentava mais, mas até agora 50 dias pós parto não menstruei, porém hj vou na GO e começar com AC pq ñ confio nessa história de quem amamenta ñ engravida pq minha cunhada engravidou e por ñ menstruar só descobriu com 4 meses de gestação! E aqui nem sei se quero outro filho ainda mais com outro bebê !!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa jée
    adoreii esse teu post
    pq é uma coisa que ninguem conta pra gente né
    e tem mutias historias
    das vó que meu deus do céu ;)
    adoreii tudoo
    fiquei mais tranquila
    bjãooooo

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu tbm ainda nao menstruei :)) maravilha neee!? Um aninho ja sem menstruar! É o ceeeeu!!! Beijinhos e ameeei o post

    ResponderExcluir
  4. eu tb não menstruei tb amiiga! Anthony tá com quase seis meses =D a ultima vez que menstruei foi dia 10/12/12!!! ou seja, um ano e quase 3 meses sem =DDD

    ResponderExcluir
  5. eu tb não menstruei tb amiiga! Anthony tá com quase seis meses =D a ultima vez que menstruei foi dia 10/12/12!!! ou seja, um ano e quase 3 meses sem =DDD

    ResponderExcluir
  6. Por aqui também nadinha de menstruação!
    Agora vai demorar mais, pois comecei a tomar um anti que não deixa menstruar. Por enquanto, nada de segundinho!

    ResponderExcluir
  7. eu fiquei os ditos 40 dias sangrando e tive cólicas =/
    e ate agora tbm não menstruei não =)
    porem esses dias tive muco de ovulação
    por isso nem em SONHO namorar sem camisinha já que tbm não fui no GO ainda pq as agendas so abrem no final do mês que vem isso pq é convenio aff.

    bjo adorei o post!!

    ResponderExcluir
  8. mto bom o post, amiga!
    eu fiquei 30 dias no pós parto e desde então nunca mais e já são quase 7 meses!!!

    bjsss
    http://meupequenoreidavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir